Percurso
A Labirintos foi fundada em 2007 por psicólogos clínicos com um objetivo simples. Apoiar organizações que trabalham com crianças e adolescentes em perigo para que estas tivessem cada vez mais um papel na mitigação dos episódios de vida adversos ou como designamos, um papel terapêutico.
Sentíamos que era preciso conjugar duas vertentes. Por um lado, o olhar clínico que nos caracterizava e por outro lado, um olhar sobre os sistemas organizacionais e sociais. Desenvolvemos um modelo de consultoria que integra as dimensões individuais, provenientes de modelos da clínica e desenvolvimento infantil e dimensões organizacionais provenientes de modelos de gestão e comportamento organizacional.
Nasceu uma consultora que pudesse dar resposta às necessidades específicas das organizações que diariamente trabalham com públicos exigentes do ponto de vista emocional. Organizações que na linha da frente são compostas por profissionais que têm como tarefa principal: cuidar, educar, ajudar ou tratar crianças, adolescentes ou adultos.
Para isso procurámos conhecer as melhores práticas internacionais nesta área, viajamos, investigamos, refletimos em busca das melhores respostas e diferentes formas de intervir, sempre com a intenção de acrescentarmos valor à interface entre os prestadores da linha da frente dos nossos clientes e os públicos alvo da sua intervenção.
Ao longo do nosso percurso envolvemo-nos em diferentes projetos, tendo como públicos alvo últimos: crianças, adolescentes e adultos. Trabalhámos com Casas de Acolhimento Residencial, Centros de Apoio à Família e Aconselhamento Parental, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Lares Residenciais, Equipas de Acolhimento Familiar, Projetos de Desenvolvimento e Intervenção Comunitária.
O caminho percorrido com os nossos clientes resultou num conjunto de metodologias e ferramentas específicas orientadas para a implementação de modelos colaborativos que acreditamos serem uma excelente proposta para as organizações que trabalham com públicos desafiantes.